Professor Richard D Wolff explica o porque de Bitcoin (moeda digital] ser um golpe. Uma ideologia criada pela extrema direita.

A primeira moeda, e mais famosinha moeda digital, o bitcoin vêm perdendo valor desde do ano passado [2021] com isso o mercado financeiro especulativo gringo começa a se questionar se a festa do esquema Ponzi vai ou não estourar

No Brasil com uma elite atrasada e com uma classe média fútil desesperada eis que a bolha das criptomoedas está apenas começando.

Em primeiro lugar tenho que deixar claro, muito claro, quase claríssimo que o [Bitcoin], solana, ethereum, moeda luna, poocoin [isso mesmo], dogecoin etc podem ser conceitualizadas por uma simples definição: É GOLPE!
Essas ditas moedas digitais não existem, não são palpáveis, não tem valor e não significam nada. É uma nova roupagem para enganar trouxas. Um esquema Ponzi [esquema de pirâmide, esquema  “marketing multinível”, exemplo: herbalife dá vida] com estilo modernoso virtual do século XXI.
 
Ainda dúvida? Nesse vídeo [em inglês] - no min: 1m14s - o professor doutor Richard D. Wolff catedrático em Economia e o único realmente professor de economia Marxista lá na Gringolândia USA resume a situação de forma maravilhosa:
Bitcoin, meta, nft são sintomas do sucesso da extrema direita em difundir uma ideologia contra o estado de bem-estar. Eles [a extrema direita] conseguiram desvirtuar a Luta de Classe entre trabalho vs Capital para uma narrativa que a luta seria entre o indivíduo vs Estado.”


Recomendo fortemente que assista toda entrevista e que acompanhe o que Richard D. Wolff produz na internet. Além de resumir vários temas, em especial sobre socialismo, o capitalismo atual e como o trabalhador deve lutar pela democratização do seu ambiente de trabalho.

As moedas digitais e/ou criptomoedas vêm perdendo valor desde o final do ano passado [2021]. Um exemplo foi a moeda Luna que perdeu 99% do seu valor em único DIA - fonte da notícia [AQUI]  - e o queridinho bitcoin também despencou:
A queda do Bitcoin: moeda digital despenca
Dados do deus Google

Em suma, essas “moedas” são artimanhas para enganar idiotas. Nesse caso os idiotas são nerds-cdfs de tecnologia que tentam fugir da realidade: a luta é contra o dono do capital. O cara que já tem a bufunfa antes de ti que em 99% dos casos o sujeitinho descolou este dinheiro por corrupção, sonegação, monopólio ou herança.

Infelizmente no Brasil, esta terra atrasada formada por uma maioria corrupta, mesquinha e educada para ser limitada intelectualmente, o desejo de ganhar dinheiro de um dia para outro está apenas começando. Dois exemplos dessa loucura são:

O caso da cidade que está tentando ser uma Miami Brasileira, conhecida como Balneário Camboriú, está desenvolvendo a sua própria moeda digital e pior, descentralizada, ou seja, vai dar muito certinho, só que não. 
Se quiser saber mais dessa inutilidade pode ler [AQUI].

A segunda notícia é a melhor prova que funcionalismo público e moedas digitais não deveriam existir. Um funcionário público, com mais de 30 anos de serviço, na cidade de Marília, no Tucanistão do Estado de São Paulo estava “minerando” dados dentro do local de trabalho e utilizando o servidor do Departamento de Água e Esgoto de Marília. A matéria [AQUI].

Além do uso ilegal de equipamentos da instituição, além de usar energia do local de trabalho, além de não trabalhar para fazer seu ‘dinheirinho’ virtual o sujeito continua trabalhando como se nada tivesse acontecido e aguarda para um possível um processo administrativo para ENFIM ser demitido.

O Brasil vive uma loucura institucional e ainda vivemos na sombra do ditado: Brasil não é para amadores!